Buscar
  • Policiais Antifascismo RN

Por que os bombeiros brasileiros são tão respeitados no Brasil?

Pesquisas apontam que Corpo de Bombeiros é a instituição com maior confiança no país



No dia 2 de Julho, comemorou-se o Dia Nacional do Bombeiro e houve muitas homenagens nas redes sociais... Mas, uma coisa que sempre inquietou muitos operadores de segurança pública, sobretudo os policiais, também militares: de onde vem tanta credibilidade nos Bombeiros?


O Corpo de Bombeiros, apesar de ainda militar, apresenta credibilidade maior, segundo dados do IBOPE e Consultoria JFK, do que instituições como Igreja, Polícia Federal, Forças Armadas e Polícia Militar, conforme dados de 2019.


Os Bombeiros ocupam o primeiro lugar por 11 anos consecutivos, desde a criação do Índice de Confiança Social (ICS), como a instituição de maior credibilidade do Brasil.

Além disso, o profissional bombeiro detém mais credibilidade social do que todos os outros trabalhadores brasileiros.


No entanto, o que mais nos intriga é que a confiança depositada nos bombeiros não se estende aos policiais militares.


A Polícia Militar aparece em 15ª colocação no ranking do Instituto KJF, com confiança de 51% da população, enquanto a confiança da população nos bombeiros chega a 88% dos entrevistados, mesmo que ambos estejam na mesma condição de militar estadual.

Os bombeiros brasileiros gozam de prestígio maior do que os demais bombeiros do Mundo, pois a média mundial é de 75% de aprovação, segundo a mesma pesquisa do Instituto KGF, em 2012.


Diante dos inquestionáveis números sobre a aprovação social dos bombeiros militares, há no meio dos operadores de segurança pública alguns argumentos que tentam explicar essa diferença de apoio social maior aos bombeiros militares em relação aos policiais militares, que merecem análise, ainda que pragmática:

▪️ "São missões totalmente distintas"


Embora possam parecer muito distintas tratam-se de dois profissionais, que dentre suas atribuições tem a de proteção da vida e patrimônio da sociedade.


Embora a Polícia Militar no Brasil tenha se empregado muito mais na preservação da "ordem" e defesa do patrimônio privado, se afastando de sua missão de proteção, que deveria independer da classe social da população a ser protegida, como em maior medida é feito pelos bombeiros militares.


▪️ "A estrutura dos Bombeiros é melhor que a dos Policiais Militares"


Há um senso comum que a estrutura nos Corpos de Bombeiros é muito melhor do que a da Polícia Militar, de fato ela é em regra é um pouco melhor, mas muito precária em relação ao ideal. Os Corpos de Bombeiros deram um salto em condições de trabalho com o movimento emancipatório dos Corpos de Bombeiros das Polícias Militares. No Rio Grande do Norte isso somente ocorreu em 2012.


▪️ "A atividade dos bombeiros é mais técnica, portanto exige maior tempo de formação"


A formação do Bombeiro Militar segue diretrizes comuns à formação do policial militar. Disciplinas como Ordem Unida, regulamentos disciplinares, dentre outras, compõe uma base comum na formação desses profissionais.


Mas é fato que a formação policial militar está aquém em termos de qualidade, visto que o tempo de formação é em regra o mesmo, em relação a formação bombeiro militar.


É necessário que as academias de polícia militar invistam mais na qualificação profissional do que na formação militar.


▪️ "Os policiais cumprem o papel de repressão estatal, logo assume o ônus disso"


Os bombeiros militares de fato não tem em suas atividades a repressão estatal.


Mas será que a Polícia Militar precisa priorizar essas ações repressivas, sobretudo em manifestações coletivas que expressão direitos sociais legítimos e constitucionais?


As retóricas acima, embora importantes, não explicam sozinhas a maior credibilidade social dos bombeiros em relação aos policiais militares, pois enquanto os policiais militares não se aproximarem do fazer e da cultura organizacional dos bombeiros militares não gozarão do mesmo prestígio e aprovação social.


Mesmo compreendendo que ambas instituições devem passar por reformas estruturais amplas como a desmilitarização e a mudança para o ingresso institucional único nas respectivas instituições.


Alguém pode pensar: Mas de que serve essa confiança ao interesse público?

É simples! Não há prestígio e admiração sem confiança.


A Polícia no Brasil só terá a confiança da população se compreender que deve de fato se aproximar dela bem como protegê-la, se afastando da lógica de guerra e de inimigo, tratando cada indivíduo, como um bombeiro num socorrimento.


Somente assim terá o consentimento da população, que prometeu proteger com a própria vida.


Esse consentimento por sua vez geram parcerias que podem diminuir em grande medida a falta de resolução de crimes e por conseguinte a impunidade, na medida em que a população está mais propensa a contribuir com informações.


Por tudo isso, que todo policial se afaste a cada dia do ideal guerrilheiro e se aproxime ainda mais da perspectiva do bombeiro.


Referências:

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/brasileiro-acredita-mais-em-professores-veja-lista-das-profissoes-mais-confiaveis/


https://bombeiros.pb.gov.br/corpo-de-bombeiros-10-anos-consecutivos-a-instituicao-de-maior-confianca-da-populacao/


http://177.47.5.246/noticias-e-pesquisas/brasileiro-esta-mais-confiante-nas-instituicoes/


http://177.47.5.246/noticias-e-pesquisas/brasileiro-esta-mais-confiante-nas-instituicoes/




#PoliciaisAntifascismo #Bombeiros

40 visualizações
QUER RECEBER NOSSO
BOLETIM INFORMATIVO?
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Youtube
  • Siga-nos no Twitter

© 2020. Movimento Policiais Antifascismo RN. Todos os Direitos Reservados. Permitida a divulgação dos conteúdos, desde que mencionada a fonte e fazendo uso ético das informações.

  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
  • Siga-nos no Youtube
  • Siga-nos no Twitter